6ª aula - Curso de Intercessão
- Detalhes
- Categoria: Intercessão
- Publicado: Terça, 29 Julho 2025 21:27
- Acessos: 13
A Armadura de Deus: Vista-se para a Vitória!
Em nossa caminhada de fé, a Bíblia nos revela que estamos em uma guerra espiritual. Não podemos ignorar essa realidade, nem lutar desprotegidos. A sua defesa e a sua vitória não dependem da sua força, mas da Armadura de Deus que Ele nos oferece.
Ignorar o estudo e a aplicação dessa armadura é como um soldado que vai para a batalha sem escudo, sem capacete e sem espada. É uma receita para a derrota. No entanto, quando nos vestimos com o que Deus nos deu, passamos a lutar de uma posição de força e segurança, sabendo que Ele já garantiu a vitória.
6. ARMADURA DE DEUS
- Armadura Espiritual do Intercessor
Um intercessor é um combatente espiritual que está sempre preparado para fazer guerra contra todas as hostes do inferno. E para isso ele precisa estar revestido com toda armadura que Deus proveu e colocou à disposição. O apóstolo Paulo apresenta em sua carta aos Efésios, a arma de ataque e defesa do soldado de Cristo.
Efésios 6:10-11 “No demais irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”
No demais irmão ... Paulo quer dizer que a partir de agora, diante do tempo que nos resta até a vinda do Senhor Jesus devemos nos fortalecer no Senhor. Quando Paulo fala para nos revestirmos de toda a armadura de Deus, ele está se referindo que, como bons soldados, precisamos estar bem preparados e dotados de força e resistência para enfrentar as batalhas com coragem.
Estar revestido da armadura de Deus garante a preservação da vida espiritual. Ela nos protege de ataques espirituais, emocionais e físicos. Através do conhecimento da Palavra, está ligado a Palavra (prática) que nos fortalecemos no Senhor e na força do seu poder.
Um bom soldado precisa estar bem equipado 24 horas por dia, por isso, é de suma responsabilidade do soldado estar sempre com sua armadura alinhada e limpa. Só assim ele vai ter a absoluta garantia de sair vitorioso em todas as batalhas contra as forças do mal.
Vale ressaltar que ninguém há de rogar a Deus que nos revistamos de toda armadura, ela já foi colocada à nossa disposição, desde o primeiro contato com a Palavra de Deus. Romanos 10:17 “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” A responsabilidade é nossa, não mais de Deus, de nos revestirmos da Palavra.
|
Qualidades |
SOLDADO ROMANO |
SOLDADO CRISTÃO |
|
Preparação |
Sem tréguas, sem fim. Treinamento, simulações e conhecer o campo de atuação e instrumentos e destreza na utilização. |
Assumir o compromisso com o Senhor Jesus de bem representa-lo. Conhecer e viver a Palavra. O fracasso muitas das vezes vem do despreparo. Manejar bem a Palavra de Deus. |
|
Resistência |
Capacidade de resistir e recuperar-se do sofrimento e fadiga. A preparação leva a resistência. |
As adversidades nos levam a fé prática. Conhecer e viver a Palavra fortalece a fé e dos dá resistência de resistir e recuperarmos do sofrimento. |
|
Força |
Força moral, firmeza que eram os melhores e mais bem preparados para a batalha, mesmo em circunstâncias contrárias. |
Força da fé, crer que Deus nos ama e é fiel e está no controle. Força vem do conhecimento de quem é o nosso Deus. Conhecer e viver a Palavra. Promove uma fé no Deus a quem servimos. |
|
Coragem |
Preparação leva a resistência, a força e a coragem. Quanto mais intensificar a preparação maior será a coragem. |
A coragem aumenta pela experiência, vivência e prática da Palavra. Conhecer e viver a Palavra. |
|
Poder |
Feitos realizados. Batalhas vencidas, territórios conquistados. |
Ser capaz de viver no mundo material, com resultados no plano espiritual. Antes de materializar os acontecimentos já aconteceram no mundo espiritual. Milagres, prodígios e maravilhas. Conhecer e viver a Palavra. |
Nosso inimigo é espiritual requer armas espirituais. Paulo utiliza de uma metáfora, sentido figurado. Ele fez uma correlação do soldado romano à armadura de Deus, equipamento necessário para vencermos a batalha. Sermos demasiados fracos e ingênuos e com insensata autoconfiança nos faz derrotados. Não podemos entrar na batalha com a nossa força, nossa vontade e nosso poder. Essa ignorância pode dá-nos coragem que nos leva a catástrofes. Apenas o poder de Deus pode nos defender.
O soldado romano o mais bem preparado soldado da época, eram homens treinados, dotados de resistência e força, enfrentava a batalha com coragem; pois tinham expectativa da vitória. Assim Paulo faz alusão a: Preparação, resistência, força, coragem e poder espiritual. Lembrando nosso inimigo não cansa, assim não descansa; não dorme, é imortal e não desiste.
A leitura sistemática da Palavra de Deus e o que nos motiva, o interesse também conta para o sucesso de nossa batalha. Devemos abraçar a simplicidade do modelo Bíblico. O progresso espiritual está fundamentado na mente. Um entendimento genuíno da Palavra, uma concordância sincera como que Deus revelou nas Escrituras, e uma obediência fiel ao que aprendemos, nos proporcionará progresso espiritual. Nossa obrigação é de revestirmos e mantermos firmes e confiantes na Palavra.
A maior cilada de satanás é fazer-nos acreditar que ele não existe. Temos que ter em mente que possuímos quatro inimigos:
- Satanás: inimigo declarado de nossas almas, vencemos quando sujeitamos a Deus, resistimos ao diabo, e ele foge de nós.
- Mundo: impondo conceito, modismo e valores destorcidos, aprisiona sutilmente. Vigiar e Orar.
- Nossa Natureza: requer suprir algumas necessidades naturais: comer, beber, reproduzir, conviver, entre outros. Tudo que fazemos em excesso e escassez pode levarmos ao pecado. Vigiar e orar.
- Nosso Eu: Eu quero, Eu sou, Eu mereço, Eu acho, Eu posso. Vigiar e Orar
A armadura de Deus possui diferentes partes que simbolizam as diversas atitudes que o cristão deve manter. Sem a armadura de Deus não venceremos. Para isso se faz necessário saber para que serve cada uma das peças e o que representam em nossa luta contra as trevas.
Cingindo-vos da verdade...
A primeira peça da armadura de Deus que Paulo apresenta é o cinturão da verdade, o sustento de toda armadura. Proporciona liberdade para movimentar, não permite tropeço. A verdade nos liberta, livra daquilo que afeta nosso entendimento. No liberta de sofismas e fortalezas que nos faz sucumbir diante das adversidades. No versículo 14 somos encorajados a vestir a couraça da justiça. Já que satanás é pai da mentira, ter uma vida fundamentada na verdade, irá proteger o soldado contra as mentiras e enganos de Satanás.
Desde o Édem ele tenta conquistar o homem pela mentira, o engano e meias verdades acerca do caráter de Deus. Estar vestido do cinturão da verdade é estar firmado na Palavra de Deus que se revelou em Jesus Cristo.
A autenticidade do soldado de Cristo é estar cingido com a Palavra de Deus. Na prática da vida, através do conhecimento da Palavra, podemos desfrutar de uma convivência, sincera, amável, conciliável e verdadeira. Não basta conhecer a Palavra necessitamos colocá-la em prática para desfrutar de seu poder.
...e vestindo-vos com a couraça da justiça...
A couraça da justiça é a segunda peça da armadura, colete a prova de bala. Protege nosso corpo, em que estão os órgãos vitais, inclui o pescoço até abaixo da cintura. Ela protege contra todos os dardos inflamados do maligno. A couraça da justiça defende e preserva a vida do soldado do contra-ataque de acusação, culpa e condenação. A Palavra é que defende e preserva a nossa vida. Romanos 1:17 “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” A reta aplicação da Palavra proporciona uma vida justa diante de Deus e dos homens.
.... Calçai os pés com a preparação do evangelho...
Os calçados do soldado protegem até as coxas precisam estar bem calçados para que seus pés não sangrem. Com os pés bem calçados, ele estará protegido e firme para avançar e vencer a sua batalha, ele está capacitado a andar em campo minado.
O bom soldado deve procurar apresentar-se diante de Deus como guerreiro aprovado. 2 Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Para sermos capazes de pregar o Príncipe da Paz e seu poder às nações.
... embraçando sempre o escudo da fé...
Sem o escudo da fé o soldado é vulnerável, ele é usado para apagar os dardos inflamados do maligno, incredulidade, dúvida e medo; pelo poder do nome do nosso Senhor Jesus. O escudo da fé dá ao soldado total segurança em qualquer combate. O escudo da fé, pode se dizer que é uma das peças mais importantes da armadura; pois, protege todo o corpo do soldado. Embraçar o escudo trata-se de andar na sob Palavra (submetendo-a) e sobre a Palavra (vivendo). Não tem como viver a Palavra sem concordar que ela é verdade e essencial para a vida na presença de Deus. Esta fé trata-se da convicção de que somos o que a Palavra de Deus diz que somos.
...tomai também o capacete da salvação...
Essa peça protege a cabeça, nossa mente, principal parte do nosso corpo, responsável pelos nossos pensamentos, sentimentos e nossa vontade. A cabeça que dá direção ao corpo, nela está capacidade de raciocínio e decisão. O capacete da salvação nos protege das interferências malignas no nosso raciocínio e nas nossas decisões, nos fortalecendo na capacidade de exercer domínio sobre o corpo. A Palavra de Deus nos concede a certeza da Salvação.
Filipenses 2:12 “De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor;” Devemos desenrolar nossa salvação, isso vem pelo governo do Senhor Jesus em nós, em nossa mente.
... e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus
Principal arma de combate corpo a corpo. Ofensiva e defensiva. Como ofensiva é usada contra as mentiras de Satanás. Como defensiva ela é citada como forma de ataque. É a firme declaração das verdades na qual estamos firmados. É lutar sempre a partir de uma posição.
Estamos firmados na imutável e infalível Palavra de Deus, que é uma arma viva e eficaz contra Satanás.
A autoridade sobre Satanás e seus demônios está quando nos encontramos firmados na Palavra da verdade. A Palavra de Deus é a fonte de autoridade e poder. Quem nela se posiciona está destinado a uma vida de vitória.
Se tentarmos lidar com espíritos malignos sem a Palavra de Deus, seremos fracassados. Só teremos vitória num combate espiritual quando tivermos a base da Palavra de Deus e estivermos agindo de acordo com o Espírito Santo.
Observamos que através da Palavra somos confrontados ao lermos; a partir daí podemos tomar duas decisões: arrependermos os nossos maus caminhos, sermos humildes para tal; ou justificar nosso comportamento e sermos hipócritas em não admitir que somos pecadores. A Palavra de Deus não é utopia, é orientação. Quando acatamos seus ensinos o Espírito Santo nos dá graça de cumpri-la.
...orando em todo tempo...
Estamos engajados em uma batalha diária e precisamos estar com nossa espada empunhada constantemente, vigiando sempre em oração; contra nós, pelos nossos pensamentos, sentimentos e vontades. Jesus nos ensina que devemos ter um espírito pronto e alerta, que não se deixa esmorecer. Essa é a atitude de um intercessor.
Lucas 11:5-8 “Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer; e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender, digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar”.
Quando estamos usando a armadura por completo, vemos assim que estamos preparados para a batalha da intercessão.
Observemos abaixo a importância de cada acessório na armadura espiritual adquirida pelo conhecimento e prática da Palavra de Deus:
- Cinto da verdade: verdade da Palavra de Deus que nos liberta do pecado.
- Couraça: A justiça de Deus protege nosso peito (coração, sentimentos).
- Sandálias: É o evangelho da paz, que nos leva aos lugares especiais no Reino.
- Escudo: Através da fé rejeitamos todas as setas de fogo do maligno.
- Capacete: Protege a mente contra os ataques em nossos pensamentos.
- Espada: Agride os demônios através da pregação da Palavra revelada.
- Manual de batalha do intercessor
- Andar no poder de Deus - Revestido de toda armadura de Deus (vestes espirituais)
- Consciência da natureza da guerra - Espiritual
- Resistir no dia mal – Permanecer firme na sua posição de guerreiro.
- Preparação para guerra – Jejum, oração e santificação.


