AVF

Novos convertidos

13ª aula - O discipulo e o Evangelismo

INTRODUÇÃO

Evangelismo é a proclamação da Palavra de Deus com o propósito de ganhar almas para Cristo em todo tempo, lugar e por todos os meios.

  QUADRO-RESUMO – LIÇÃO 13

O DISCÍPULO E O EVANGELISMO

 Texto Bíblico

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

INTRODUÇÃO – O QUE É EVANGELISMO?

Evangelismo é a proclamação da Palavra de Deus com o propósito de ganhar almas para Cristo em todo tempo, lugar e por todos os meios.

  • Evangelizar é:
    • Pregar: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).
    • Pescar: “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4.19).
    • Procurar os perdidos: “E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir” (Lucas 15.1).
    • Livrar da morte: “Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar” (Provérbios 24.11).
    • Cuidar das almas: “Olhei para a minha direita, e vi, mas não havia quem me conhecesse; refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma” (Salmos 142.4).
  • Condição do homem sem Cristo:
    “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23).
  • Necessidade de ouvir a Palavra:
    “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10.14).
  • A fé vem pelo evangelho:
    “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10.17).
  • A promessa da vida eterna:
    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (...) Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3.16,18,36).

 II. ONDE DEVEMOS EVANGELIZAR

1️⃣ Nas ruas e praças:
Mesmo em locais públicos, uma palavra pode transformar uma vida.

2️⃣ Nos lares:
“O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno” (Mateus 13.38).

3️⃣ Nos trabalhos:
“E, andando ele junto do mar da Galileia, viu a Simão e a André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram. E, passando dali um pouco mais adiante, viu a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes; e chamou-os. E eles, deixando logo seu pai Zebedeu no barco com os empregados, foram após ele” (Marcos 1.16-20).

4️⃣ Hoje é o tempo certo:
“Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6.2).

5️⃣ Sempre:
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4.2).

 

III. REQUISITOS PARA EVANGELIZAR

1️⃣ Ter experiência pessoal de salvação:
“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (2 Timóteo 1.12).

2️⃣ Conhecer a Palavra de Deus:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2.15).

3️⃣ Não se intimidar diante das oposições:
“E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem no nome de Jesus. Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (Atos 4.18-20).

“E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (que eram da seita dos saduceus), encheram-se de inveja, e lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública. Mas um anjo do Senhor abriu de noite as portas da prisão, e, conduzindo-os para fora, lhes disse: Ide, apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida” (Atos 5.17-20).

4️⃣ Ter vida santa:
“Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado” (Salmos 51.2).
“Ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão” (Salmos 51.13).

5️⃣ Aprender com Jesus – Exemplo da Mulher Samaritana (João 4.1-30):

  • Jesus aproveitou a oportunidade, mesmo cansado (v.6) e faminto (v.8).
  • Pregou a sós com a mulher (v.8).
  • Não se importou com preconceitos (v.9-10).
  • Falou direto da necessidade espiritual (v.7).
  • Manteve o foco na salvação (v.9-15).
  • Confrontou o pecado (v.16).
  • Demonstrou compaixão (v.18).

6️⃣ Ser cheio do Espírito Santo:
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8).
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49).

 CONCLUSÃO

O verdadeiro discípulo é chamado a evangelizar. Fora do evangelho não há esperança. Evangelizar é obedecer a ordem de Jesus, viver em santidade, ser cheio do Espírito Santo e anunciar a mensagem da salvação em todos os lugares e tempos.