AVF

Oração que gera intimidade

Que texto maravilhoso e edificante! A clareza e profundidade com que o estudo sobre a oração nos conduz à intimidade com Deus demonstram cuidado, dedicação e amor pelo ensino das Escrituras. Agradeço imensamente pelo tempo e esforço despendidos para compartilhar verdades tão preciosas, lembrando-nos da importância da oração constante, da fé sincera e da busca por um relacionamento profundo com nosso Pai Celestial. É um verdadeiro convite à reflexão e à prática diária da vida em comunhão com Deus.

Obrigado

Deus é fiel,

Oração que gera intimidade

Prezado, querido e abençoado leitor a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo,

A oração é um relacionamento que nos traz profundidade e intimidade com nosso Deus. E diante Dele podemos derramar o nosso “Salmo 62:8 – Confiai nele em todo o tempo, ó povo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.” coração. Ele nos ouve e nos responde. Ele nos conhece e nos sonda.

No Salmos 63, o Rei Davi estava no deserto, onde a escassez de água é comum, por isso a metáfora da sede retratava bem seu desejo de nutrir seu relacionamento com Deus. Ele descreve como saciar a sede de Deus, buscando com intensidade “Salmo 63:1-8 – Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja intensamente; em terra seca e cansada, onde não há água, assim te vi. Porque a tua misericórdia é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma se farta como de gordura e de manteiga; e a minha boca te louvará com júbilo, quando eu me lembrar de ti sobre o meu leito, e meditar em ti nas vigílias da noite. Porque tu és o meu auxílio, e, debaixo da sombra das tuas asas, me regozijarei. A minha alma se apega a ti; a tua mão direita me sustenta.”), louvando-o e adorando (versos 3 e 5 incluídos acima), reconhecendo que Ele é, e orando (verso 6 incluído acima).

O nosso Deus quer que nós o busquemos não só de lábios, mas com todo o nosso coração “Isaías 29:13 – Porque este povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração se afasta de mim, e o seu temor de mim não passa de mandamentos humanos que lhes foram ensinados.”

“Hebreus 4:16 – Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” nos convida aproximarmos Dele com confiança e tudo pela fé “Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

Na oração falamos com o nosso Pai que se importa conosco e que nos responde segundo a sua vontade.

Oramos e buscamos intimidades com o nosso Pai porque o amamos e queremos obedecê-lo.

A necessidade está em sabermos quem Deus é, e quem somos, somos totalmente dependente Dele.

Jesus é o nosso maior exemplo e a oração para Ele era prioridade, orava o tempo todo e nos ordenou “1 Tessalonicenses 5:17 – Orai sem cessar.”

Através da oração recebemos paz interior “Filipenses 4:6-7 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”; direção, instrução, fortalecimento espiritual, sabedoria, acesso ao poder de Deus, restauração, salvação, libertação, mas para sermos respondidos precisamos ter contrição “2 Crônicas 7:14 – Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei os seus pecados e curarei a sua terra.”; sinceridade “Jeremias 29:13 – Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”; fé “Marcos 11:24 – Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim será para vocês.”; e obediência “Jó 22:22 – Aceita agora a instrução da sua boca e guarda as suas palavras no coração.”.

Enfim, se queremos ter uma vida frutífera na presença de nosso Deus através do Espírito Santo, trilhemos o caminho da obediência e temor ao Senhor. Precisamos sair do raso e ter uma vida com profundidade com o Senhor. Ele tem tesouros escondidos e quer revelar a todos que o buscam e o desejam de todo o coração.

Tenhamos o nosso lugar de refúgio, o nosso lugar secreto, lugar de oração. A oração requer: prioridade, disciplina, insistência, tempo, precisamos nos esvaziar de nós mesmos para sermos cheios de Sua presença.

O Clamor de nossos dias é que Deus levante homens e mulheres como Jesus, de profundo estudo da Palavra e oração.

Que haja um despertar de nossa parte! Orar é uma necessidade!

Tudo para a honra e glória de Deus!!!

Pr. Francisco Chagas